Search
terça-feira 12 dezembro 2017
  • :
  • :

Dia do Repórter

17224577420_583c83dc42_o

Hoje, dia 16 de fevereiro é comemorado o Dia do Repórter, profissional que tem a missão de investigar, pesquisar, entrevistar e produzir matérias para todos os veículos de comunicação, da TV à internet, passando pelos impressos (jornais e revistas) e a rádio.

Desde que Guttemberg revolucionou a imprensa com as máquinas de impressão substituindo as manuais, os jornais, como conhecemos hoje, começaram a tomar forma e junto com eles, surgiram os primeiros repórteres.  De lá para cá a tecnologia possibilitou que não apenas a escrita fosse meio de comunicação para notícias, mas também a voz, através da rádio e, por fim, as imagens que nos alcançam pela TV e computador.

Essa revolução tecnológica exigiu desse profissional organização e agilidade para conseguir veicular as notícias de forma mais rápida para que se tornasse furo de reportagem. É comum ver repórteres em cenários de guerra, fome, áreas endêmicas, entre outros, ao redor do mundo para que o restante da população possa ter acesso à realidade daquele local.

Da mesma forma nos é possível ver e acompanhar a evolução do homem através de suas conquistas. O homem na Lua, a Queda do Muro de Berlim,  o final das duas Grandes Guerras e da Guerra Fria foram noticiados no planeta todo quase ao mesmo tempo em que a História estava sendo escrita, graças a ação desses profissionais.

A todos eles nossos agradecimentos por seu empenho, coragem e responsabilidade.