Search
quarta-feira 22 novembro 2017
  • :
  • :

Nessas férias viste o Museu Palacinho e o Memorial Coluna Prestes

No período de férias escolares uma boa opção de passeio para crianças e adultos é uma visita para conhecer os museus do Tocantins. Em Palmas, estão localizados dois espaços vinculados a Secretaria da Cultura, o Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e o Memorial Coluna Prestes.

Os museus são de grande importância para a preservação, divulgação e valorização da cultura tocantinense como afirma a museóloga da Secretaria da Cultura (Secult), Liliane Bispo. “Os museus atuam como guardiões da memória social e disseminadores do processo de formação do estado e seu patrimônio histórico e artístico”, concluiu.

As visitas aos espaços são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone. Saiba mais sobre os espaços:

Museu Histórico do Tocantins - Palacinho - Foto Adilvan Nogueira (78)

Museu Histórico do Tocantins (Palacinho)

O Palacinho reúne uma série de temas que contam um pouco da história da formação do estado do Tocantins, as culturas de comunidades remanescentes de quilombolas, comunidades indígenas e os festejos tradicionais e religiosos – distribuídos em nove salas. O Museu possui uma sala multiuso disponível para eventos como palestras, oficinas, reuniões e ensaios. Na área externa do museu há exemplares de árvores típicas do cerrado, uma capela consagrada à Santa Rita de Cássia e uma garagem expondo um dos primeiros carros oficiais do Estado – modelo Opala Diplomata.

Endereço: Av. NS 10, lote 09, Quadra 112 Norte, Palmas. (em frente à casa de festa Ahãdu, próximo à Av. JK sentido TO)

Telefone: (63) 3218-3318   Email: museustocantins@gmail.com

Visitação: terça-feira à sexta-feira das 08:00 às 18:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00.

Memorial Coluna Prestes - Foto Emerson Silva (66) copy

Memorial Coluna Prestes

O Memorial Coluna Prestes apresenta uma exposição com painéis, reproduções fotográficas sobre a passagem da Coluna Prestes pelo estado do Tocantins e uma ambientação de escritório com objetos pessoais doados pela família de Luís Carlos Prestes.

Fazem parte do circuito de exposição o Monumento 18 do Forte (que pode ser visto na lateral interna do Memorial) e o teatro do bolso (com capacidade para 87 lugares) onde os visitantes assistem documentários sobre a Praça dos Girassóis e a Coluna Prestes.

Informações:

Endereço: Praça dos Girassóis (em frente ao Monumento 18 do Forte, próximo ao Palmas Shopping)

Telefone: (63) 3218-2419  E-mail: memorial@cultura.to.gov.br

Visitação: segunda-feira à sexta-feira das 08:00 às 18:00.