Search
quarta-feira 18 outubro 2017
  • :
  • :

Enya e Adele, lançamentos musicais do final do Ano!

Dois grandes lançamentos de cd agora em novembro prometem alvoroçar as vendas por internet. Enya e Adele, duas grandes cantoras do Reino Unido lanças seus noves cd1s depois de alguns anos longe do grande público. No dia 20/11 estará nas lojas Dark Sky Island, o mais novo cd de Enya. Após sete anos de silêncio Enya volta com um cd que já esta sendo muito aguardado e causando agitação na internet. Apesar de não ser temático, ele é uma homenagem a ilha inglesa de Sark que fica no canal entre o Reino Unido e a França. Sark é considerado um dos melhores lugares para se observar o céu noturno por causa da baixa poluição. A ilha ganhou o título de Ilha do Céu Sombrio, justamente o título do cd.
A música Echoes in Rain já foi liberada no youtube com um belo vídeo. A canção é típica de Enya, com múltiplos 14vocais e com arranjos em pizzicato nas cordas dos violinos. A cantora modificou seu estilo desde o álbum de 2000 A Day Without Raindeixando de lado os sintetizadores e a tendência New Age para mergulhar no Neo-Clássico. Entretanto desde seus três últimos álbuns ela te se tornado repetitiva. Não perdeu em qualidade, mas sem dúvida não atrairá muitos novos fãs.
Algo que se pode observar em Echoes in Rainé uma suave tendência pop com a qual Enya tem flertado desde o seu último cd. Uma de suas músicas mais tocadas de então foi My! My! Time Flies!. Com ela a cantora se renovou com uma suave releitura do rock dos Beatles. A música fez tanto sucesso que é possível perceber a mesma tendência na nova música. Esperamos que todo o cd esteja assim. O tema do cd está indiretamente voltado para o futurismo científico e a astronomia que toques de religiosidade e mistério. Enya consegue ser extremamente elegante e sensual se que a letra da música fale de amor e desejo.
Como sempre Enya tem músicas em latim, a representante do cd é Astra et Luna, que é vibrante e hipnótica. O cd abre com The Humming, um audacioso instrumental com vocalizações que foi inspirado na física astronômica. Segundo seu agente Nick Ryan á música pretende reproduzir de forma poética o som primordial do Universo que está em torno de 47 oitavas abaixo da menor tecla de um piano. Outra canção liberada no youtube é So I Could Find My Way uma balda solene que flui entre uma valsa e uma lullaby. A música título do cd, Dark Sky Island é a primeira com letras. Enya costuma dar título ao cd com um simples instrumental, então por aí já vemos algumas mudanças para influenciar o público.
Enya volta a utilizar o Loxian uma língua fictícia inventada por sua letrista Roma Ryan, que nasceu inspirada no projeto de Enya para o filme O Senhor dos Anéis. O álbum já está em pré-venda na amazo.com, aqui no Brasil a saraiva já está com a pré-venda do cd e do cd deluxe com três faixas adicionais. Assita os vídeos com as músicas novas de Enya em: www.youtube.com/watch?v=8DDHulO485k
www.youtube.com/watch?v=K2PeveDGmLY
Agora Adele retorna vibrando como um trovão no refrão de Hello a música de trabalho do seu novo cd (tão aguardado!) que tem o mesmo nome. Os fãs estavam ansiosos pelo novo trabalho da cantora britânica que também começa a ser vendido em 20/11. Diferente dos arranjos fabulosos de Enya, Adele prefere a visceralidade da voz pura como mostrou no clipe de Hello já liberada há três semanas e que já bateu o recorde de vídeo mais acessado em menor tempo na internet.
Mantendo o monocromatismo dos cd’s anteriores, Adele preserva uma estética sofisticada, mas simplista. O nome do cd, 25, dá sequências aos anteriores como se mantivesse uma linha de tempo na qual a cantora amadurece enquanto canta.
Apesar de dramática, Adele preserva a qualidade vocal e a escolha das letras, o que jamais permite que suas músicas, apesar de doloridas e apaixonadas, sejam comparadas à qualquer dor de cotovelo que se cantalore por aí. Capaz de atingir os mais diversos públicos, a jovem cantora já provou que não é mais uma surpresa de temporada arrematando o Oscar de melhor canção em 2013 com Skyfall, tema de James Bond.
Diferente de Enya, Adele está escondendo o jogo, nenhuma música além de Hello foi liberada para ser ouvida. Apenas a track list do cd já foi publicada para que o nome das canções deixe o público curioso. Em compensação o número de acessos do youtube não para de crescer.
Próximo do anúncio do cd Adele escreveu em seu facebook: Ela escreveu: “Quando tinha 7 anos, desejava ter 8, quando eu tinha 8 deseja ter 12  e com 12 queria ter 18. Depois disso eu deixei de esperar que ficasse mais velha. Eu sinto que eu passei toda a minha vida até agora desejando o além. … Meu último álbum foi um disco de rompimento e se eu tivesse que rotular este então, eu o chamaria de um disco de “make-up”. Eu fazendo um “make-up” em mim mesma. Fazer o tempo perdido.  …25 é sobre conseguir saber quem eu me tornei sem perceber. E eu sinto muito que demorou tanto tempo, mas agora a vida aconteceu.”
Quanto à pré-venda do cd 25nenhuma loja brasileira já abriu. Mas se alguém quiser importar o cd ou comprar as músicas em formato mp3, a amazon.com já abriu a pré-venda.