Search
sábado 18 novembro 2017
  • :
  • :

A cultura da amizade!

Qual o verdadeiro significado da palavra amizade em nossas vidas?
Poucas vezes paramos para pensar e até desenvolver algo, mesmo que seja dentro de nosso íntimo sobre esse assunto.
Geralmente, as pessoas surgem, permanecem o tempo que lhes é conveniente e na maioria das vezes vão como se nada tivesse acontecido, como se a amizade fosse algo substituível, como se conquistar amigos fosse o mesmo que pegar algo em uma prateleira e nada mais.
Amizade, sentimento nobre despertado por um simples sorriso, uma simples palavra, um simples gesto, um simples olhar, que não precisa de palavras e sim de cumplicidade, mesmo no silêncio de nossos mais íntimos momentos.
Como é bom ter amigos e compartilhar nossas alegrias e tristezas, nossas derrotas e vitórias, nossos amores e dissabores, nossa vida, nossa essência, nossa alma, nossa luz própria, nosso simples ato de conversar sobre coisa nenhuma.
A amizade é um processo natural, simples e sequencial. Natural porque surge de pequenos gestos, simples porque tem que ser incondicional e sequencial porque cresce com o tempo, com a vivência e com as emoções.
Nada melhor que vivenciar um belo sorriso de um amigo a nos encontrar depois de um dia exaustivo apenas para um bom bate papo, um café, um abraço.
Estava eu a vagar em minhas lembranças repensando todas as amizades que conquistei e como elas surgiram. Numa tarde de uma semana estressante, onde tudo o que buscamos é paz pela fragilidade de nossas emoções, procurei forças nas lembranças desta família que Deus me permitiu escolher, para repensar meus conceitos, rever prioridades e chegar a um prisma único, porém conclusivo para situações momentâneas a me perturbar.
Entendi por exemplo, que são com os amigos que aprendemos grandes lições, seguimos muitos caminhos, enfrentamos inúmeros desafios, criamos coragem, começamos etapas em nossa vida e conquistamos grandes vitórias.
 São eles que estão por perto em determinados momentos onde nos falta o fôlego para a caminhada seguinte. Momentos estes onde ninguém mais poderia estar a não ser eles, vigilantes a nos amparar.
Com os amigos, superamos barreiras, aprendemos a amar de uma forma diferente, a querer bem, a estar bem, mesmo que os obstáculos a superar sejam inúmeros, ardilosos, atordoantes e desanimadores, mas eles estão lá, a postos.
Os verdadeiros amigos são pessoas que por pior que estejam no íntimo estão sempre juntos, fortes, inseparáveis. Incondicionais sempre buscam o bem-estar coletivo. É óbvio que nem todos são assim, afinal de contas, existem amigos e amigos.
Existem aqueles de determinadas horas, ocasiões, dias, épocas, enfim, existem vários tipos de amigos – ou colegas, conhecidos – mas os que aqui cito são os verdadeiros amigos.
O verdadeiro amigo é aquele que está ao nosso lado nas horas mais importantes, mesmo que essa hora importante não seja para ambos. Aquele com quem, a cada dia que passa, aprendemos mais e nos sentimos muito melhor. Aquele que, por mais que eu viva mil anos, jamais sairá da minha mente, de minhas lembranças e principalmente do meu coração.
Realmente o verdadeiro amigo é aquela pessoa que nos sentimos bem ao seu lado, que admiramos, confiamos, pois a amizade é alicerçada nas pequenas coisas, nos pequenos gestos.
Amigo é aquele que não importa a situação ou a hora em que me encontre, sabe que sempre vai poder contar comigo, para o que der e vier. Aquele que eu simplesmente amo pelo fato de já fazer parte da minha vida e por me fazer ter vontade de continuar a viver, pois com amigos a vida tem sentido e como disse Shakespeare: “a amizade me faz ver que eu tenho sentido diante da vida”.

Ademais “viva a amizade”, pela essência da palavra, pela beleza das ações, pela leveza e harmonia do contexto na qual ela acontece. A amizade é e sempre será nosso maior valor. Por isso resta-nos algo simples, respeitar nossos amigos, pois através do respeito mutuo construiremos uma bela história, que jamais será apagada de nossas mentes, de nossas lembranças e de nosso coração, pois um amigo verdadeiro é a essência do brilho de nossa vida.