Um oásis no Salão do Livro: Pavilhão Turma da Mônica e Espaço Infantil.

De todos os lugares por onde andei no Salão do Livro do Tocantins nessa versão de 2015, sem dúvida nenhuma, o que mais gostei foram: O pavilhão Turma da Monica e o Espaço Infantil.
Sempre acreditei que a educação e a cultura são fatores importantíssimos para a transformação social, para o desenvolvimento e para um mundo melhor.
Criar uma massa de leitores desde a mais tenra idade é investir e um futuro promissor para uma nação e isso é gratificante de se ver.
A iniciativa acertada dos organizadores do evento tem que ser aplaudida, criar um pavilhão totalmente dedicado as crianças no que tange leitura e espetáculo infantil foi a melhor ideia desse ano.
Foi extremamente renovador para minha esperança em um futuro melhor observar o interesse das crianças pelos livros na tarde desse domingo passado. Olhares curiosos, pedidos calorosos aos pais mesmo em tempo de tecnologia para uma geração que já nasce conectada.
E tenho certeza que o diferencial para esta curiosidade foi o cuidado com que o espaço foi preparado. O cuidado de agregar livros, HQ´s, voltados exclusivamente a esse público, conjuntamente com um espaço para diversão. Tudo que criança gosta e sem a presença dos eletrônicos que dominam o mundo.
  

De igual relevância cito o Espaço Infantil, montado em um anexo a este pavilhão. Nele pode-se assistir a espetáculos destinados as crianças e pintar o sete, com o espaço de trabalhos com tinta.  Intimista, pequeno, cuidadosamente montado em forma de arena, de circo, onde a arquibancada e chão convivem em harmonia para acomodação dos presentes. Um espaço livre, alegre.
Tive o prazer de me misturar a esse grupo de crianças, voltar no tempo onde meu acesso a esse tipo de evento era escasso e assistir a duas apresentações neste local: A saga de Dom Caixote e Jujubas.

Recomendo ambos os espaços. Me fascinou, fascinará a você e seus filhos com certeza. E viva o livro e o privilégio da leitura!