Search
quarta-feira 19 dezembro 2018
  • :
  • :

Sobre o cerrado, calor e sossego

 

 
O Tocantins tem a fama de calorento. E faz jus a essa fama. O clima é ameno apenas no nosso inverno às avessas, mas mesmo assim a temperatura é alta, comparado a outros estados. No entanto, este estado quente, nos oferece recursos magníficos para afugentarmos o calor.
Acredito ser a oportunidade de parar de reclamar, sair da frente do computador, TV e celular e aproveitarmos o que é nosso. E digo isso para você, mas, principalmente, para mim.
Aqui temos o Cerrado que do ponto de vista da sua diversidade biológica é reconhecido como a savana mais rica do mundo. 
É o segundo maior bioma da América do Sul e abrange cerca de 22 % do território nacional, cobrindo a maior parte do nosso Estado, cerca de 91%.
Portanto, além de admirarmos as flores do Ipê caminhando em Palmas, vamos aproveitar o que o estado nos oferece de melhor. Eu sei que a maioria quer mesmo é ir conhecer o Jalapão, e ponto. Eu também quero, mas vamos por partes. O Jalapão deve ser a meta de todos, porém se a grana ou o tempo está curto, aproveite o perto, se organizando para o longe.
Para ajudar você nesta curtição, falarei sobre duas cidades que conheço, e que com toda certeza, precisam estar na sua lista de lugares à conhecer, ou revisitar.
E como nosso verão segue até meados de outubro – porque o tocantinense é diferenciado até nisso – é possível aproveitar as praias do rio Tocantins e Araguaia até mesmo após o período de férias.
Das cidades banhadas pelo rio Araguaia, você pode aproveitar Caseara, a 3 horas de Palmas. A cidade tem de quintal – santuário de vida silvestre, o Parque Estadual do Cantão, além de diversas praias espalhadas pelo rio do Coco e Araguaia.
Caseara – foto site Prefeitura de Caseara
 
Vizinha a Caseara está Araguacema, que também é lavada pelo o rio Araguaia.  A cidade tem 203 anos de história. Parte dela está nas ruínas do antigo frigorífero, conhecido como Charqueada, implantado para abastecer as forças armadas brasileiras, no final da 2ª Guerra Mundial, por volta de 1943.

 

 Araguacema – Arquivo Adtur
 
Além disso, você pode relaxar nas praias do Porto, do Meio, da Gaivota, do Camaleão, do Gato, da Mumbuca e da Madalena. Assim como Natividade, ocorre também em Araguacema, a Romaria do Senhor do Bonfim, em 15 de agosto.

Dizem que as águas do Araguaia são milagrosas, que curam os males. Se é verdade não sei, porém tenho certeza que curam, pelo menos, o calor. Então corram, sosseguem a alma e aproveitem. 


2 comentários sobre “Sobre o cerrado, calor e sossego