Search
sexta-feira 22 junho 2018
  • :
  • :

Salve Jorge! Jorge Menares e grupo Inti-Aymará

Saí ontem correndo do trabalho para conseguir assistir Jorge Menares, Hayla Menares, Chico Pedro e grupo seleto de músicos.
A expressão que mais escuto o muito orgulhoso Chileno/brasileiro Jorge Menares dizer em vários shows de muitos projetos que acompanhei é: “Con amor!”.

E realmente é com esse amor latino – que somente nós que somos latinos temos e recebemos – com essa entrega, com a inteligência de produção, arranjos, escolha de repertório, escolha de músicos que Jorge nos entrega sempre seus projetos. Maravilhosos Projetos.

Seria suspeito falar sobre o show, afinal Hayla Menares é a idealizadora desse site e eu seu companheiro de batalha, porém digo por que não é: Jorge juntamente com sua companheira de séculos (porque só pode ser de séculos passados que se perpetuam) Nacha Moretto sempre nos entregam independente de mídia, independente de ter ou não alguém cobrindo, um verdadeiro espetáculo.
O projeto de ontem não é o já conhecido “Banda Impacto Latino”, é uma releitura, uma revisitação de um antigo projeto que Jorge fez com o grande amigo Chico Pedro em 2007. Projeto esse que remete aos tempos que a família Moretto / Menares vivia em São Paulo e nem pensavam em estar hoje em solos tocantinenses.
O inicio do espetáculo foi com musica instrumental Latina, perfeitamente executada, ao som de toda a banda, mas principalmente ao som de instrumentos andinos de Chico Pedro
O ponto alto do espetáculo, em sua primeira parte com a banda original e sem as presenças de amigos que falarei abaixo, foi a interpretação da cantora Hayla Menares na música “Solo le pido a Dios” que dedicou ao menino sírio Aylan Kurdi que fugia dos horrores daquele país e foi encontrado morto em praia da Turquia, bem como a todos os refugiados do mundo.
Hayla se emocionou muito e tem um motivo: seu pai o grande artista Jorge Menares foi um refugiado no Brasil por causa da ditadura Chilena, assim como o músico Chico Pedro. Tal ditadura cruzou destinos, Jorge, Nacha e Hayla, mas isso é outra história que um dia os próprios contarão a todos.
Outro ponto alto foi a entrada da “Diva Latina” Nacha Moretto, com sua belissima voz, para uma participação especial com as músicas Gracias a la vida e Volver a los 17.

Além da participação do querido “Passarinho do Jalapão” Dorivã, conjuntamente com a banda e Nacha Moretto com a música “Lamento Ameríndio”, composição do artista em parceria com Nacha e Jorge, onde foram ganhadores por aclamação popular no Festival FENAC em Minas Gerais.

 
Outro momento lindo da noite, foi a execução de Chico Pedro na canção Ave Maria, extremamente bem arranjada com sons latinos.

O gran finale foi com Nacha Moreto retornando ao palco para uma apresentação linda em familia: Jorge Menares, Nacha Moreto e Hayla Menares cantando e animando o público com a canção Guantanamera, um clássico da música latina.


2 comentários sobre “Salve Jorge! Jorge Menares e grupo Inti-Aymará

  1. Nacha Moretto

    Querida Hayla.
    Esse show foi maravilhoso e sua presença fez toda a diferença.
    Muito obrigada pela dedicação e profissionalismo. Ali naquele palco você mostrou de quem é filha e que veio pra fazer a diferença no cenário musical Tocantinense. PARABÉNS e muito sucesso nesse mundo mágico da música.