Search
sábado 18 novembro 2017
  • :
  • :

Nova Livraria para quem adora ler, cheirar e dormir com livros inaugurou em Palmas

 

Para aqueles que gostam, só há algo melhor do que o prazer de ler. Uma amiga diria que é comer sorvete napolitano vendo filme em fim de semana, (outro amigo diria que são os prazeres do leito), mas sei que é o de passar por uma bela e sortida livraria. Pude fazer isso aqui em Palmas nos últimos dias, algo que só fazia em viagens rápidas à Goiânia ou Brasília, para não falar de São Paulo ou Rio que estão mais distantes.
Está aberta com um mês de antecedência, segundos as previsões, a Livraria Leitura no shopping Capim Dourado. Ela é, agora, a maior livraria da cidade não apenas em tamanho, mas principalmente pelo fim ao qual se destina: proporcionar uma grande quantidade de títulos para o público.
A rede de livrarias Leitura possui 43 anos tendo sua primeira loja fundada em Minas Gerais. Hoje é líder do setor no estado Mineiro e está entre as cinco maiores redes do país. 53% de seu faturamento vêm dos livros, sendo o restante produzido com as vendas de materiais escolares, CD’s, DVD’s e produtos de mídia. Nos últimos cinco anos a rede cresceu em torno de 20% ao ano e tem se expandido principalmente pela região Norte e Centro-Oeste, apesar de ter lojas no Nordeste.
A nossa já inaugurou com um estoque farto e não desceu tudo ainda para as prateleiras. Está com a exposição dos 150 livros mais vendidos. Como política de venda da loja, toda a semana edições dos mais vendidos ficarão com 50% de desconto. É realmente variada, possui literatura estrangeira, brasileira, livros evangélicos, esotéricos, técnicos.
Até aí nada de novo, o diferencial é a quantidade de títulos por categoria, até agora não havia uma livraria assim em nossa cidade. Há artigos para os Geeks (agradeçam os Nerds e Otakus): garage kits, mangás, gibis em edições luxuosas e muitos games. Possui um segundo andar para mesas de jogos e uma sala de palestras e lançamentos de livros. Acho que fiquei fã, vou passar lá todo o fim de semana.
Vi uma variedade interessante CD’s e DVD’s. Artigos que eu teria de encomendar ou comprar em viagens, acabei encontrando na Leitura. Vai de títulos para os gostos mais tradicionais e os moderninhos e a cena cult que só os cults conhecem e pelo que soube virá mais coisa. Eu mesmo saí da loja com dois cd’s e quase levei quatro livros! Um deles é a minha dica cultural. Se você gosta de música erudita (clássica) e tem uma vibe meio tropicalista à moda “frevoliana” de Alceu Valença vai adorar o CD Valencianas, um trabalho em parceria com o maestro Rodrigo Toffolo regendo a Orquestra de Ouro Preto enquanto Alceu canta algumas canções. A roupagem orquestrada devolve a clássicos valencianos um frescor e simplicidade encantadores. Só a idéia do título já vale um cd, pois se baseia na idéia de Heitor Villa-Lobos de compor as Bachianas inspiradas em nosso folclore musicado de acordo com os Concertos de Brandemburgo de Johann S. Bach.